SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Epidemiologia de pacientes com malformação de Chiari II internados no Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

PINTO, Ana Yecê das Neves et al. Doença de chagas aguda grave autócne da Amazônia brasileira. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.07-12. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: Analisar o quadro clínico-laboratorial de casos de Doença de Chagas aguda autóctone da Amazônia brasileira avaliados sob regime hospitalar, enfatizando a síndrome febril e sinais potenciais de comprometimento cardíaco futuro. MÉTODO: Estudo transversal de casos de Doença de Chagas aguda, internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto, de janeiro de 1990 a outubro de 2003. RESULTADOS: Em 20 casos estudados encontramos febre em 95% deles, sendo metade do tipo recorrente, dispnéia (75%), astenia (65%), edema de membros inferiores (65%) e cefaléia (60%). As principais alterações eletrocardiográficas foram: taquicardia sinusal, alterações difusas da repolarização ventricular e complexo QRS de baixa voltagem. Observou-se derrame pericárdico em 35% dos ecocardiogramas realizados. CONCLUSÕES: A elevada freqüência da síndrome febril na doença de Chagas aguda expressa a importância do correto diagnóstico diferencial com as demais endemias febris da Amazônia. As alterações eletrocardiográficas e ecocardiográficas encontradas podem sugerir forma clínica de transição para cronicidade, além de indicar gravidade.

Palavras-chave : Doença de Chagas; aguda, miocardite chagásica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )