SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Serious acute chagas disease authoctonous from brazilian AmazonAnalitics study of the research ethics committee of Universidade da Amazônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

PEREIRA, Edmundo Luís Rodrigues; BICHARA, Cléa Nazaré Carneiro; OLIVEIRA, Ana Carolina Santos  and  COSTA, Márcio Alexandre Teixeira da. Epidemiologia de pacientes com malformação de Chiari II internados no Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.13-17. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar a epidemiologia dos pacientes com malformações de Chiari tipo II atendidos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. MÉTODO: coletaram-se dados através de um protocolo próprio para pesquisa, entrevistando-se com os responsáveis dos pacientes e análises dos prontuários. RESULTADOS: a maior porcentagem era de pacientes do sexo feminino, procedentes do interior, com presença de fístula liquórica devido ruptura de membranas da mielomeningocele. A maioria das parturientes realizou pré-natal, entretanto, poucas compareceram ao mínimo de consultas necessárias para considerar um pré-natal "completo" (mínimo 6 consultas). Grande parte dos pacientes com mielomeningocele estava associada com hidrocefalia, que necessitou, igualmente, de intervenção cirúrgica para ventriculostomia. CONCLUSÃO: estudou-se um perfil das malformações de Chiari tipo II atendidas nessa instituição, enfatizando a necessidade de melhorar os métodos de assistência e diagnóstico pré-natal permitindo intervenções precoces.

Keywords : malformação de Chiari II; mielomeningocele; hidrocefalia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )