SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Analitics study of the research ethics committee of Universidade da AmazôniaInflamation in neurodegenerative disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

SOUZA, Isabel Cristina Neves de; MARTINS, Ana Maria; D'ALMEIDA, Vânia  and  SILVA, Luiz Carlos Santana da. Triagem urinária para erros inatos do metabolismo em crianças com atraso no desenvolvimento. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.23-28. ISSN 0101-5907.

OBJETIVOS: verificar a freqüência de positivos na triagem urinária para erros inatos do metabolismo, em crianças com atraso no desenvolvimento e correlacionar aspectos clínicos da população estudada com os resultados da triagem. MÉTODO: estudo transversal, descritivo, realizado no Programa de Estimulação Precoce da Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente do Estado do Pará, em 197 crianças com atraso no desenvolvimento, através da realização de teste, qualitativos de urina. RESULTADOS: cerca de 52,8% dos pacientes apresentaram resultados positivos para, pelo menos, um teste. As crianças oriundas de outros municípios do Estado do Pará detiveram maior proporção de positivos, com p=0,003*. Dentre as manifestações clínicas investigadas, as convulsões os problemas de alimentação destacaram-se pela freqüência. CONCLUSÕES: os resultados encontrados mostram a relevância da pesquisa de erros inatos do metabolismo em crianças com atraso no desenvolvimento. A triagem urinária ainda é um recurso laboratorial importante a ser utilizado, na investigação inicial de erros inatos.

Keywords : Erros inatos do metabolismo; triagem urinária; atraso no desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )