SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Estudo analítico do comitê de ética em pesquisa da Universidade da AmazôniaInflamação em doenças neurodegenerativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

SOUZA, Isabel Cristina Neves de; MARTINS, Ana Maria; D'ALMEIDA, Vânia  e  SILVA, Luiz Carlos Santana da. Triagem urinária para erros inatos do metabolismo em crianças com atraso no desenvolvimento. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.23-28. ISSN 0101-5907.

OBJETIVOS: verificar a freqüência de positivos na triagem urinária para erros inatos do metabolismo, em crianças com atraso no desenvolvimento e correlacionar aspectos clínicos da população estudada com os resultados da triagem. MÉTODO: estudo transversal, descritivo, realizado no Programa de Estimulação Precoce da Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente do Estado do Pará, em 197 crianças com atraso no desenvolvimento, através da realização de teste, qualitativos de urina. RESULTADOS: cerca de 52,8% dos pacientes apresentaram resultados positivos para, pelo menos, um teste. As crianças oriundas de outros municípios do Estado do Pará detiveram maior proporção de positivos, com p=0,003*. Dentre as manifestações clínicas investigadas, as convulsões os problemas de alimentação destacaram-se pela freqüência. CONCLUSÕES: os resultados encontrados mostram a relevância da pesquisa de erros inatos do metabolismo em crianças com atraso no desenvolvimento. A triagem urinária ainda é um recurso laboratorial importante a ser utilizado, na investigação inicial de erros inatos.

Palavras-chave : Erros inatos do metabolismo; triagem urinária; atraso no desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )