SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Inflamation in neurodegenerative diseaseNodular fasciitis in the neck: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

NETO, Silvestre Savino  and  DO NASCIMENTO, José Luis Martins. Doença arterial obstrutiva periférica: novas perspectivas de fatores de risco. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.35-39. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: a Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) apresenta uma prevalência de 10 a 25% na população acima de 55 anos, com risco aumentado de morte por doença cardiovascular. Este estudo objetiva fazer uma atualização dos principais fatores de risco da doença, dos marcadores inflamatórios, bem como dos estados de hipercoagulabilidade, com a finalidade de demonstrar a importância do seu diagnóstico precoce para o seu tratamento e prognóstico das doenças vasculares de outros territórios. MÉTODO: revisão bibliográfica na base de dados internacionais Medline, LILACS, selecionando os estudos epidemiológicos de ciência básica e estudos com evidência clínica. CONCLUSÃO: a doença arterial periférica é uma doença arteriosclerótica sistêmica, com elevada morbidade e mortalidade, mas ainda pouco diagnosticada e tratada. A idade avançada, o tabagismo e o diabetes são os seus principais fatores de risco. O grande avanço da biologia celular e molecular na determinação de índices de inflamação e dos estados de hipercoagulabilidade na DAOP, poderá nos fornecer respostas para o seu desenvolvimento, manuseio e novas estratégias de prevenção.

Keywords : doença vascular periférica; epidemiologia; arteriosclerose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )