SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Peripheral vascular disease: new perspectives of risk factorsBladder augmentation and extern continent urinary diversion by mitrofanoff technique in a pacient with myelomeningocele: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

ROBERTI, Alexandre et al. Fasciíte nodular em região cervical: relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.2, pp.41-44. ISSN 0101-5907.

INTRODUÇÃO: a fasciíte nodular é um processo reacional benigno que ocorre em decorrência da proliferação miofibroblástica, de etiologia desconhecida. É um tumor solitário, indolor e de crescimento rápido. O diagnóstico, geralmente, é um desafio, pois pode ser confundido com tumores malignos, devido o seu comportamento clínico agressivo associado aos achados histológicos. É uma doença auto-limitada e o diagnóstico adequado é essencial para evitar tratamentos agressivos desnecessários. Localiza-se, preferencialmente, nas extremidades superiores e no tronco, sendo a cabeça e pescoço menos acometidos. A maioria dos casos origina-se nos tecidos moles, como fascia, músculos e tecido subcutâneo. O tratamento de escolha é a exérese cirúrgica. OBJETIVO: relatar o caso de uma paciente com apresentação não usual dessa doença, como seja, na região cervical.

Keywords : fasciite; cirurgia; imunoistoquímica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )