SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Malaria's epidemiology situacion in the city of Belem - ParaEpidemiology of elderly interned in infirmary of medical clinic at public hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

OIKAWA, Teiichi; PINHEIRO, Maria da Conceição; VAZ, Luciana Batista Ferreira  and  TODA, Karla Sawada. Avaliação dos teores de mercúrio na urina dos graduandos de odontologia. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.3, pp.25-29. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: Avaliar os teores de mercúrio na urina dos graduandos de Odontologia do Centro de Ensino Superior do Estado do Pará (CESUPA) em 2002. MÉTODO: Avaliados os teores de mercúrio na urina de 20 alunos, através da espectofotometria de absorção atômica. RESULTADOS: Análise estatística constatou que não houve indícios de exposição ocupacional; 80% dos alunos estavam com teores de mercúrio dentro dos limites de normalidade (10µg/L) e apenas 4 encontravam-se acima do limite de normalidade, porém, dentro do limite máximo tolerado (50µg/L). CONCLUSÃO: Os teores de mercúrio na urina de 80% dos graduandos de Odontologia encontram-se dentro do limite de normalidade (10µg/L) e, 20% dentro do limite biológico máximo tolerado (50µg/L) preconizado pela OMS, de acordo com a NR7.

Keywords : Mercúrio; urina; amálgama; graduandos; odontologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )