SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Epidemiologia da malária no município de Belém - ParáEpidemiologia de idosos internados na enfermaria de clínica médica de hospital público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

OIKAWA, Teiichi; PINHEIRO, Maria da Conceição; VAZ, Luciana Batista Ferreira  e  TODA, Karla Sawada. Avaliação dos teores de mercúrio na urina dos graduandos de odontologia. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.3, pp.25-29. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: Avaliar os teores de mercúrio na urina dos graduandos de Odontologia do Centro de Ensino Superior do Estado do Pará (CESUPA) em 2002. MÉTODO: Avaliados os teores de mercúrio na urina de 20 alunos, através da espectofotometria de absorção atômica. RESULTADOS: Análise estatística constatou que não houve indícios de exposição ocupacional; 80% dos alunos estavam com teores de mercúrio dentro dos limites de normalidade (10µg/L) e apenas 4 encontravam-se acima do limite de normalidade, porém, dentro do limite máximo tolerado (50µg/L). CONCLUSÃO: Os teores de mercúrio na urina de 80% dos graduandos de Odontologia encontram-se dentro do limite de normalidade (10µg/L) e, 20% dentro do limite biológico máximo tolerado (50µg/L) preconizado pela OMS, de acordo com a NR7.

Palavras-chave : Mercúrio; urina; amálgama; graduandos; odontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )