SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Avaliação dos teores de mercúrio na urina dos graduandos de odontologiaImagem corporal real e imagem ideal em adultos obesos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

MAUES, Cristiane Ribeiro et al. Epidemiologia de idosos internados na enfermaria de clínica médica de hospital público. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.3, pp.31-36. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar a epidemiologia dos idosos internados em enfermaria de Clínica Médica. MÉTODO: estudo transversal, realizado no Hospital Ophir Loyola, no período de outubro a dezembro de 2005 por intermédio da coleta de dados de 30 idosos com 65 anos ou mais, selecionados aleatoriamente, por meio de protocolos que constam de sexo, idade, grau de escolaridade, estado civil, recursos financeiros, convívio social, aspecto emocional, capacidades funcional e cognitiva, causas de internação, procedimentos, intercorrências e tempo de permanência hospitalar. RESULTADOS: 18 (60%) eram homens e 12 (40%), mulheres, mais de 93% com idade inferior a 85 anos, 63,33% com 1 grau incompleto, 50% eram casados, renda mensal de até 1 salário mínimo em 80% dos pacientes e 66,66% apresentam papel importante nas despesas familiares, mais de 56% negaram hábitos de convívio social, 63,33% não evidenciaram tendência à depressão. Na avaliação funcional, 53,33% mostraram-se independentes para as atividades de vida diária. O acidente vascular cerebral em 23,33% foi a maior causa de internação. A sondagem vesical foi realizada em 10 (33,33%) pacientes, dos quais 6 desenvolveram infecção. O tempo de permanência hospitalar teve uma média de 21,9 dias. CONCLUSÃO: predomínio de idosos do sexo masculino, na faixa etária de 65-74 anos, de baixa escolaridade, casados, residindo com o cônjuge, tendo papel financeiro importante no contexto familiar, pouco convívio social, sem tendência à depressão, independentes para o auto-cuidado e com capacidade cognitiva preservada. A principal causa de internação foi acidente vascular cerebral, a sondagem vesical o procedimento mais realizado, infecção do trato urinário a intercorrência mais observada e o tempo de permanência hospitalar foi prolongado.

Palavras-chave : idosos; hospitalização; epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )