SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Imagem corporal real e imagem ideal em adultos obesosAsma brônquica no idoso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Resumen

BAHIA, Silvia Helena Arias; DINIZ, Carlos Teixeira; SOUZA, Marco Túlio de Souza e  y  XAVIER, Stanley Soares. Avaliação ergonômica de movelarias e ocorrências de queixas osteoarticulares entre os moveleiros, em Tomé-açú (PA). Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.3, pp.41-46. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar ergonomicamente os ambientes em fábricas de móveis no município de Tomé-açu (PA), verificando a ocorrência de queixas osteoarticulares relacionadas à atividade laboral entre os trabalhadores moveleiros. MÉTODO: estudo epidemiológico transversal onde foram selecionados 40 trabalhadores de 13 movelarias, os quais foram submetidos a um questionário com itens referentes ao perfil sócio-demográfico, à percepção do trabalhador sobre seu ambiente de trabalho e a presença de queixas osteo-articulares. RESULTADOS: a maior porcentagem dos entrevistados são adultos jovens, com baixo nível de escolaridade, casados, acima do peso ideal e apontaram o acabamento do móvel como atividade mais cansativa e a poeira como fator ambiental que mais incomoda. Os trabalhadores não utilizavam Equipamento de Proteção Individual (EPIs), citaram a concentração e atenção como essenciais para realizarem suas atividades e ficavam a maior parte do tempo em pé com semi-flexão do tronco. A principal queixa dos trabalhadores foi a dor, principalmente em região lombar e 25% já faltaram ao trabalho por causa da mesma. CONCLUSÃO: o trabalho nas movelarias do município de Tomé-açu é realizado em condições inadequadas de segurança, oferecendo riscos à saúde dos trabalhadores.

Palabras clave : Saúde do trabalhador; ergonomia; movelaria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )