SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Abscesso de músculo PSOAS em paciente com lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatóideAcidente por cascavel (Crotalus sp) em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó, Pará - Relato de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Resumen

RODRIGUES, Brenda Diniz; MEIRELES, Vera Maria de Barros  y  BRAZ, Marcelle Nobre. Borreliose de lyme símile: Relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.3, pp.63-67. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: relatar o primeiro caso de borreliose de Lyme símile documentado no Estado do Pará. RELATO DO CASO: paciente apresentou, inicialmente, lesão eritematodescamativa, ovalar, de aspecto arciforme, com clareamento central, crescimento centrífugo e lento, acompanhado de cefaléia e cansaço. Posteriormente novas lesões surgiram em joelho, panturrilha e dorso do pé esquerdo. Ao exame histopatológico, observou-se leve infiltrado linfocitário perivascular, edema e congestão, bem como nervos dérmicos e músculos piloeretores livres de infiltrado inflamatório. A coloração por impregnação pela prata resultou negativa para espirilo. A sorologia para doença de Lyme foi positiva. Realizado tratamento com tetraciclina e posteriormente com oxacilina, sem resultados satisfatórios, pois o paciente evoluiu com novas lesões, prolongando seu tratamento com a oxacilina. CONSIDERAÇÕES FINAIS: relatado o primeiro caso de borreliose de Lyme símile no estado do Pará. São discutidas dificuldades terapêuticas, com prognóstico reservado em relação à cura definitiva.

Palabras clave : borreliose de Lyme Símile; eritema migrans; Borrelia burgdorferi.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )