SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Profile of hemodynamic and gasometric parameters in rabbits submitted to controlled hemorrhagic shock author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

AMARAL, Ivanete do Socorro Abraçado et al. Avaliação do modelo APRI como marcador de fibrose hepática. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.7-13. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o desempenho do teste APRI como marcador indireto de fibrose hepática em pacientes portadores de hepatites virais crônicas da FSCMPA. MÉTODO: foram avaliados dados laboratoriais e histopatológicos (METAVIR) de 102 pacientes a fim de comparar os resultados da biópsia com o cálculo do teste. Considerou-se: F0-F1 e F2-F4 como fibrose ausente/inexpressiva e presença de fibrose expressiva, respectivamente; F0-F3 e F4 como ausência e presença de cirrose, respectivamente. Utilizou-se os pontos de corte simultâneos sugeridos por Wai et al. (2003) e desenvolveu-se pontos de corte únicos, através de curvas ROC, para esta amostra. RESULTADOS: as especificidades encontradas com os cortes originais foram, para fibrose significativa e cirrose, 96% e 87%, respectivamente. Evidenciou-se melhor desempenho ao confirmar diagnóstico de fibrose expressiva (VPP 90%) e em excluir cirrose hepática (VPN 95%). As únicas vantagens obtidas com os pontos definidos neste estudo foram a classificação de 100% dos pacientes e aumento da sensibilidade, o que não justifica sua aplicabilidade. CONCLUSÃO: o teste APRI é capaz de afirmar a existência de fibrose importante e de excluir o diagnóstico de cirrose, o que viabiliza seu uso, como alternativa, na prática clínica.

Keywords : APRI; fibrose hepática; avaliação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )