SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Avaliação do modelo APRI como marcador de fibrose hepáticaEfeitos da desnutrição e consumo crônico de etanol sobre o perfil histológico do pâncreas de ratos recém-natos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

FONTELLES, Mauro José et al. Perfil dos parâmetros hemodinâmicos e gasométricos em coelhos submetidos a choque hemorrágico controlado. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.15-21. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar os valores dos parâmetros hemodinâmicos, gasométricos e eletrolíticos, em coelhos submetidos a choque hemorrágico controlado, com a utilização de um modelo experimental de cateterização da artéria carótida e veia jugular direitas. MÉTODO: catorze coelhos Califórnia, machos, foram submetidos à anestesia intramuscular seguida de cervicotomia mediana e cateterização da artéria carótida direita e da veia jugular direita. Os animais foram sangrados até a pressão arterial média (PAM) de 40mmHg e mantidos neste nível durante 20 minutos, seguidos de 15 minutos de reposição com a utilização de solução de Ringer lactato e sangue (3:1) até a PAM atingir 80mmHg, e 120 minutos de reperfusão. Amostras dos gases arteriais, do lactato sérico e dos eletrólitos (sódio e potássio) foram coletadas no início do experimento, no choque hemorrágico, no período de reposição e na reperfusão (30, 60, 90 e 120 minutos). RESULTADOS: a média dos valores iniciais dos parâmetros hemodinâmicos foram - PAM=82.3mmHg, FR=51.4mov/min, FC=141.5bat/min; parâmetros gasométricos - pH=7.358, PaCO2=46.6mmHg, PaO2=271.9mmHg, HCO3 -=25.0mmol/L, déficit de base=1.5mmol/L, lactato sérico=2.6mmol/L; parâmetros eletrolíticos - Na+=131.7mEq/L and K+=3.4mEq/L. CONCLUSÕES: este estudo apresenta um modelo reprodutível de choque hemorrágico controlado em coelhos Califórnia, o qual descreve as progressivas alterações hemodinâmicas e metabólicas que refletem aquelas freqüentemente observadas em situações clínicas, além de oferecer um modelo para avaliar novas terapêuticas em estudos controlados.

Palavras-chave : Choque hemorrágico; gasometria; resposta hemodinâmica; coelhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )