SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Efeitos da desnutrição e consumo crônico de etanol sobre o perfil histológico do pâncreas de ratos recém-natosCaracterísticas clínicas de mulheres com carcinoma mamário ductal invasivo submetidas à quimioterapia neoadjuvante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

ALMEIDA, Marina Negrão Frota de; SIQUEIRA, Tércia de Oliveira  e  RIBEIRO, Suelly Maria Mendes. Avaliação da oclusão no período pré-dentário em prematuros nascidos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.31-36. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar o tipo de oclusão encontrada no período pré-dentário em prematuros nascidos e internados na Santa Casa de Misericórdia do Pará e comparar com o padrão encontrado em nascidos a termo. MÉTODO: selecionados 50 bebês nascidos a pré-termo, sem anomalias visíveis, dentro do primeiro mês de vida, alimentados exclusivamente com leite materno, sem distinção de sexo e etnia. O método utilizado para a classificação da morfologia e tipo dos roletes gengivais é o proposto por Simpson & Cheung (1973). Dados obtidos através da aplicação de um questionário e de exame clínico. RESULTADOS: os roletes com trespasse vertical e horizontal ("D"), foi o mais prevalente, seguido pelo rolete com trespasse vertical ("E"). O rolete tipo Topo a Topo ("B") apareceu em 18% dos casos. Os tipos ("A") abertura anterior e ("C") trespasse horizontal não apareceram em nenhum caso relatado durante todo o estudo. CONCLUSÃO: não se encontrou diferença estatística do padrão morfológico dos roletes gengivais de bebês pré-termo quando comparados com os nascidos a termo.

Palavras-chave : Rolete gengival; pré-dentário; prematuro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )