SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Avaliação da oclusão no período pré-dentário em prematuros nascidos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do ParáProtastectomia radical por via perinal (PRVP) em hospital não universitário: estudo de 13 casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

BRITO, Nara Macedo Botelho; SAMPAIO, Paula Cíntia Machado; CASTRO, Aline Andreza Henderson de  e  OLIVEIRA, Maíra Rodrigues de. Características clínicas de mulheres com carcinoma mamário ductal invasivo submetidas à quimioterapia neoadjuvante. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.37-41. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar as características clínicas das pacientes com carcinoma mamário ductal invasivo, submetidas à quimioterapia neoadjuvante atendidas no Hospital Ofir Loyola (HOL). MÉTODO: realizado um estudo transversal no HOL, em 44 mulheres com diagnóstico de carcinoma ductal invasivo mamário submetidas à quimioterapia neoadjuvante atendidas no setor de oncologia clínica entre agosto de 2003 e dezembro de 2005, através de levantamento de prontuários. As variáveis escolhidas para estudo foram: idade, tamanho tumoral, status linfonodal, estadiamento clínico, receptores hormonais e Her-2. RESULTADOS: observou-se que a faixa etária de maior acometimento foi a de 40 a 49 anos com 31,8% das pacientes; 59,1% apresentaram tumores T4, 93,2% linfonodos positivos e 95,4% estádio clínico III; 38,6% tiveram positividade para receptores hormonais e apenas 6,8% para Her-2. CONCLUSÃO: a faixa etária mais acometida foi a de 40 a 49 anos e a maioria das pacientes apresentou doença localmente avançada, linfonodos positivos, e estadiamento clínico avançado, sem positividade para receptores hormonais e para a proteína Her-2.

Palavras-chave : Câncer de mama; carcinoma ductal; terapia neoadjuvante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )