SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Características clínicas de mulheres com carcinoma mamário ductal invasivo submetidas à quimioterapia neoadjuvantePrevalência de gardnerella e mobiluncus em exames de colpocitologia em Tome-Açu, Pará: Prevalence of gardnerella and mobiluncus in vaginal cytology examinations in Tome-Açu - Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

BRILHANTE, Adalcides Conde et al. Protastectomia radical por via perinal (PRVP) em hospital não universitário: estudo de 13 casos. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.43-46. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: relatar a experiência inicial de equipe cirúrgica em hospital não-universitário no uso da PRVP. MÉTODO: estudo transversal analisando 13 prontuários de pacientes submetidos à prostatectomia radical via perineal PRVP. As cirurgias foram realizadas entre janeiro de 2005 e maio de 2006. As seguintes variáveis são relatadas: idade; PSA total; grau de Gleason; complicações precoces; complicações tardias e o PSA total após 3 meses da cirurgia. RESULTADOS: a idade média dos pacientes foi de 64,5 anos. A maior parte dos pacientes (46%) apresentou valores de PSA total, antes da cirurgia, no intervalo de 4 ng/ml a 5,9 ng/ml. Todos os pacientes apresentaram grau de Gleason entre 5 e 7. Houve complicações precoces em dois indivíduos, sendo um caso de prolapso de reto e outro de fístula perineal. As complicações tardias mais freqüentes foram impotência (77%) e incontinência urinária (62%). Atualmente, 85% dos pacientes estão com PSA total menor que 1ng/ml. CONCLUSÃO: a PRVP é um método eficaz para tratar o câncer de próstata, uma vez que os níveis de PSA total após a cirurgia reduziram em 85% dos casos. Entretanto, ocorreram altos índices de impotência e incontinência urinária como complicações tardias.

Palavras-chave : prostatectomia; períneo; câncer de próstata.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )