SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Protastectomia radical por via perinal (PRVP) em hospital não universitário: estudo de 13 casosOdontologia para bebês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Borges et al. Prevalência de gardnerella e mobiluncus em exames de colpocitologia em Tome-Açu, Pará: Prevalence of gardnerella and mobiluncus in vaginal cytology examinations in Tome-Açu - Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.47-51. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: a Gardnerella vaginalis,, isoladamente ou associada ao Mobiluncus sp., é um dos principais agentes causadores de infecções em mulheres em idade reprodutiva, seja pela falta de hábitos de higiene adequados, número de parceiros sexuais ou desequilíbrios da microflora vaginal. Assim, buscou-se verificar a prevalência de G. vaginalis e/ou Mobiluncus sp., associadas às condições sócio-culturais em mulheres atendidas no Hospital de Quatro Bocas de Tomé-Açu - Pará, através de exame preventivo de câncer de colo do útero. MÉTODO E RESULTADOS: analisados materiais cervico-vaginais e informações sócio-culturais de 156 mulheres, com faixas etárias de 17 e 73 anos, período de outubro de 2003 a julho de 2004, para o diagnóstico de prevenção de câncer ginecológico. Todas as amostras foram processadas de modo convencional e analisadas no Laboratório de Citopatologia da Universidade Federal do Pará por três observadores (estudo cego). Como resultados verificou-se que das 156 mulheres pesquisadas , a maior prevalência estava associada à G. vaginalis (48,15%), faixa etária de 21 a 30 anos, ou pela associação G. vaginalis e Mobiluncus sp (36,36%). Em relação ao grau de escolaridade e ocupação, a maior prevalência ocorreu em mulheres com 1o grau incompleto (47,37%), com atividades do lar (21,05%) e comércio (22,81%). CONCLUSÕES: estes dados reforçam pesquisas que relacionam a prevalência de G. vaginalis e/ou Mobiluncus sp, em mulheres com vida sexual e menor grau de escolaridade.

Palavras-chave : Vaginose Bacteriana; Gardnerella vaginalis; Mobiluncus sp.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )