SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Odontologia para bebêsOclusão aterosclerótica da aorta abdominal com fluxo arterial para os membros inferiores mantido pela artéria mesentérica inferior: Relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

SOUSA, José Fabrício Pinheiro de et al. Apendicite aguda: aspectos ultrasonográficos. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.4, pp.59-61. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: demonstrar através de imagens ultra-sonográficas os aspectos da apendicite aguda em pacientes com dor abdominal, sobretudo na fossa ilíaca direita. MÉTODO: análise de imagens ultra-sonográficas de pacientes com clínica de apendicite aguda. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a ultra-sonografia se tornou um método de confiança na avaliação de pacientes com apendicite, principalmente, devido aos altos índices de sensibilidade e especificidade deste. Porém, como todo método diagnóstico, apresenta limitações, sendo as mais importantes: distensão gasosa de alças intestinais regionais; localização atípica do órgão; dor local importante; experiência do examinador e, finalmente, obesidade.

Palavras-chave : apendicite aguda; ultra-som; diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )