SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Revisão sobre a Patogenia da Leishmaniose Tegumentar Americana na Amazônia, com ênfase à doença causada por Leishmania (V.) braziliensis e Leishmania (L.) amazonensisSoroprevalência da Hepatite C em pacientes com esquistossomose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

LUSCENTI, Renato Santana  e  GATTI, Luciano Lobo. Diagnóstico molecular da infecção pelo Helicobacter Pylori em mucosa gástrica. Rev. Para. Med. [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.21-26. ISSN 0101-5907.

INTRODUÇÃO: Helicobacter Pylori uma bactéria que coloniza mucosa gástrica, associada fortemente com doenças gástricas e adenocarcinoma gástrico. Interações que envolvem fatores ambientais, do hospedeiro e da bactéria têm sido associadas com a progressão da doença gástrica e fatores de virulência, como a citotoxina vacualizante (vacA), e citotoxina associada (cagA), têm sido associados como fatores de virulência da bactéria. OBJETIVO: padronização do Diagnóstico Molecular da Infecção pelo Helicobacter Pylori no Laboratório de Biologia Molecular das Faculdades Integradas de Ourinhos. MÉTODO: extração de DNA de biópsia gástrica, através do Kit Wizarg SV Genomic DNA Purification e Reação em Cadeia da Polimerase utilizando primers que amplificam genes específicos do Helicobacter Pylori. RESULTADOS: todas as amplificações foram padronizadas de acordo com as condições utilizadas com os primers específicos para amplificação gênica do H. pylori. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o estudo proposto alcançou seus objetivos que foi a padronização molecular da infecção pela bactéria H. pylori em mucosa gástrica de indivíduos infectados, fornecendo desta forma uma nova ferramenta e técnica extremamente sensível para detecção da infecção pelo bactéria de maneira rápida e precisa.

Palavras-chave : Helicobacter Pylori; Diagnóstico Molecular da Infecção; doenças gástricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )