SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Molecular diagnosis of Helicobacter Pylori infection in the gastric mucosalHelicobacter pylori: pathogenesis associated factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

SILVA, Jéfferson Luis de Almeida; COELHO, Maria Rosângela Cunha Duarte; SOUZA, Veridiana Sales Barbosa de  and  DOMINGUES, Ana Lúcia Coutinho. Soroprevalência da Hepatite C em pacientes com esquistossomose. Rev. Para. Med. [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.27-32. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: pesquisar o anti-HCV em portadores de esquistossomose mansônica. MÉTODO: foram testadas amostras de soro de 184 pacientes atendidos no Ambulatório de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, empregando-se o ELISA de 3ageração (Wiener®) de acordo com as instruções do fabricante. RESULTADOS: detectou-se resultado positivo para o anti-HCV em 22 pacientes, revelando uma prevalência de 11,9%. Entre os co-infectados ambos os sexos, 90,9% apresentaram a forma hepatoesplênica da esquistossomose e 54,5% já havia recebido transfusão sangüínea. Analisando-se o passado de endoscopia digestiva, todos os pacientes co-infectados do sexo masculino e 81,8% do sexo feminino foram submetidos ao procedimento. CONCLUSÕES: foi alta a prevalência do anti-HCV em portadores de esquistossomose, a história de transfusão sangüínea e principalmente endoscopia digestiva mostraram-se como prováveis fontes de infecção.

Keywords : HCV; esquistossomose; co-infecção; prevalência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )