SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Estudo clínico-patológico das Glomerulopatias no Hospital de Clínicas Gaspar ViannaFatores relacionados às dificuldades no aleitamento materno entre mães adolescentes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

MAESTRI NETO, Alvino et al. Aspectos do Escorpionismo no Estado do Pará-Brasil. Rev. Para. Med. [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.49-55. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: estudar os acidentes escorpiônicos ocorridos no Estado do Pará-Brasil, segundo variáveis demográficas e clínicas. CASUÍSTICA E MÉTODOS: estudo descritivo do tipo transversal, de 303 casos de acidentes escorpiônicos, ocorridos no Estado do Pará e notificados, a partir de ligações telefônicas para o Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT-Belém), período de 1998 a 2005. RESULTADOS: Belém foi o município com o maior número de ocorrências (54,1%). O ano de 2003 obteve o maior número de notificações, 17,1%. A faixa etária mais atingida corresponde a indivíduos entre 20 a 29 anos (18,4%) e do sexo masculino (50,8%). 52% dos casos aconteceram na residência do acidentado. Cerca de 66,6% dos acidentes foram considerados leve. Óbitos somente em crianças 0,6%. CONCLUSÕES: os resultados demonstram que os acidentes escorpiônicos são uma realidade no Estado do Pará e que a gravidade muda em função da mesoregião, refletindo na letalidade, que é semelhante à nacional.

Palavras-chave : escorpionismo; escorpião.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )