SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Aspects of Scorpionism in the State of Pará-BraziConfluent and reticulate papillomatosis of Gougerot-Carteaud: Case Report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

MARQUES, Rosa de Fátima da Silva Vieira; CUNHA, Izabella Cristina Cristo; ARAGON, Mayra Gonçalves  and  PEIXOTO, Victor Soares. Fatores relacionados às dificuldades no aleitamento materno entre mães adolescentes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2008, vol.22, n.1, pp.57-62. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: verificar os fatores que influenciam na dificuldade de amamentar entre mães adolescentes inscritas no Programa de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (PROAME) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. MÉTODO: estudo transversal, baseado em entrevistas com 151 mães adolescentes participantes no período de setembro a dezembro de 2005. Procurou-se enfatizar as dificuldades na amamentação, e alguns fatores. Para análise da significância foi utilizado o teste Qui-Quadrado, com nível á=0,05. RESULTADOS: um percentual de 41,7% das mães relatou possuir dificuldade na amamentação. CONCLUSÃO: o maior número de filhos é fator determinante para diminuir as dificuldades na amamentação. Idade, número de consultas no pré-natal, grau de escolaridade e fonte de informação sobre aleitamento não tiveram influência no aparecimento de dificuldades que possam surgir.

Keywords : aleitamento materno; fatores socioeconômicos; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )