SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Impacto da reforma do setor saúde sobre os serviços de tuberculose no BrasilTratamento supervisionado no controle da tuberculose em Ribeirão Preto: novo modo de agir em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

SOUZA, Fabiana Barbosa Assumpção de  y  TOCANTINS, Florence Romijn. Contactantes* de doentes com tuberculose multiresistente - possibilidades de intensificar a ação da enfermagem. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp.19-32. ISSN 0103-460X.

Este estudo se insere na concepção de uma assistência de enfermagem de qualidade à população, fundamentada na atitude das pessoas quanto à promoção de sua saúde. Tem por objetivo geral discutir ações de Enfermagem na prevenção da tuberculose, junto a contactantes de doentes com tuberculose por bacilo multirresistente. O estudo, do tipo descritivo-exploratório, foi desenvolvido fundamentado em Peplau e King, durante Consulta de Enfermagem, junto a contactantes de doentes matriculados no Protocolo de tratamento de tuberculose multirresistente, no Centro de Referência Hélio Fraga - RJ. Os dados quantitativos, descritos mediante o Programa ISSA, e os dados qualitativos, analisados por conteúdo temático, permitiram identificar que os contactantes, independentemente das suas características epidemiológicas, não modificaram, mesmo temporariamente, a intensidade de exposição ao doente foco. Pode-se afirmar que existe a necessidade, entre outras, de um maior envolvimento da Enfermeira no Programa de Controle da Tuberculose. Este envolvimento diz respeito principalmente à necessidade de estimular uma maior participação dos contactantes de pessoas infectadas com o bacilo da tuberculose multirresistente para a prevenção ativa, individual e coletiva, da tuberculose.

Palabras clave : Enfermagem em Saúde Pública; Tuberculose Comunicante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )