SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Contactantes* de doentes com tuberculose multiresistente - possibilidades de intensificar a ação da enfermagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

MUNIZ, Jordana Nogueira; VILLA, Tereza Cristina Scatena  y  PEDERSOLLI, César Eduardo. Tratamento supervisionado no controle da tuberculose em Ribeirão Preto: novo modo de agir em saúde. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp.33-42. ISSN 0103-460X.

Esta investigação teve como objetivo analisar através da visão da equipe executora, o tratamento supervisionado no controle da tuberculose, implantado nas Unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, a fim de caracterizar, a finalidade desta intervenção e suas formas de abordagem. A população do estudo constituiu-se de 13 profissionais envolvidos diretamente com o Programa de Controle da Tuberculose. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados fundamentou-se no método de análise de conteúdo, permitindo eleger como Unidade temática "o tratamento supervisionado como perspectiva de mudança na prática: uma intervenção de que tipo?". Concluiu-se que, o tratamento supervisionado se coloca na prática como uma intervenção permeada por diversas formas de abordagem: como uma ação de enfoque terapêutico; como um meio de reduzir a transmissão seja através do controle dos comunicantes, seja privilegiando ações educativas no âmbito familiar; e finalmente, como uma possibilidade de ampliar a capacidade de interação e atuação dos agentes, através de estabelecimento de vínculo, acolhimento, responsabilidade, na perspectiva de garantir a adesão do paciente ao tratamento e maior qualidade da atenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )