SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Modelo de predição para o abandono do tratamento da tuberculose pulmonar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

CAMPOS, Hisbello S. Mycobacterium tuberculosis resistente: de onde vem a resistência?. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp.51-64. ISSN 0103-460X.

O autor aborda o problema da resistência do bacilo tuberculoso aos principais quimioterápicos usados no tratamento da tuberculose. Comenta a história do desenvolvimento do Mycobacterium tuberculosis e sua inserção no meio humano. Discute os mecanismos bacterianos de desenvolvimento de resistência aos antibióticos, particularizando aqueles usados pelo bacilo tuberculoso e apresentando resultados de estudos sobre as modificações no genoma bacteriano e conseqüente resistência. Apresenta alguns instrumentos laboratoriais que podem ser usados na detecção da resistência bacteriana, comentando sua utilização prática. Termina por descrever como um doente tuberculoso pode desenvolver lesões colonizadas por bacilos resistentes aos quimioterápicos e as maneiras de evitar a multiplicação deles.

Palabras clave : Mycobacterium tuberculosis resistente; Tuberculose multidroga resistente; Mecanismos bacterianos de resistência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )