SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Mycobacterium tuberculosis resistente: de onde vem a resistência?Sensibilidade tuberculínica e vacina BCG entre os índios do Araguaia - MT/1997 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Resumo

NATAL, Sonia; VALENTE, Joaquim; GERHARDT, Germano  e  PENNA, Maria Lucia. Modelo de predição para o abandono do tratamento da tuberculose pulmonar. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp.65-78. ISSN 0103-460X.

Estudo caso-controle aninhado em uma coorte de tratamento da tuberculose, com objetivos de determinar fatores de risco para o abandono do tratamento. O estudo foi realizado no ambulatório do Hospital Raphael de Paula Souza/MS, Rio de Janeiro, de 01 a 08 de 1989. Os 78 casos foram doentes que abandonaram em qualquer época o tratamento e foram entrevistados em sua residência; os 93 controles foram doentes que encerraram o tratamento por cura e entrevistados no ambulatório, no momento da alta. Foram utilizados os aplicativos EPIINFO e SPSS8. Os fatores de risco detectados na análise multivariada foram a baciloscopia negativa no diagnóstico, ausência de trabalho fixo, uso diário de bebida alcoólica, relato do doente de não ter apresentado melhora clínica durante o tratamento, rejeição do doente ao serviço de saúde traduzida por sua informação do doente de não voltar ao mesmo serviço e de ter procurado outro.

Palavras-chave : Tuberculose; Abandono de Tratamento; Predição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )