SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Modelo de predição para o abandono do tratamento da tuberculose pulmonar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

AMARANTE, Jorge Meireles; COSTA, Vera Lúcia de Araújo  y  SILVA, Fátima Aparecida. Sensibilidade tuberculínica e vacina BCG entre os índios do Araguaia - MT/1997. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp.79-86. ISSN 0103-460X.

Como parte da rotina de trabalho de implantação das ações de controle da tuberculose nas aldeias indígenas dos povos Karajá e Tapirapé, jurisdicionadas à Administração Executiva Regional do Araguaia da Fundação Nacional do Índio, na fronteira entre os estados brasileiros de Mato Grosso e Tocantins, foi realizada uma busca ativa de casos da doença nos grupos de maior risco de adoecimento, abrangendo todos os sintomáticos respiratórios, portadores de tosse com expectoração há pelo menos três semanas, e os contatos de casos de tuberculose pulmonar com exame de escarro positivo registrados pelo sistema de saúde no ano de 1997. Na ocasião o PPD foi realizado em 1338 indivíduos, número correspondente a 67,2% da população geral e verificada a presença ou não de cicatriz vacinal do BCG. Os autores encontraram apenas 6,3% de reatores ao teste tuberculínico entre os menores de 1 ano e 5,0% entre os menores de 5 anos, revelando, portanto, baixíssima sensibilidade ao teste entre os vacinados recentes com BCG intradérmico. Esta constatação conferiu ao PPD um grande valor preditivo no diagnóstico da infecção natural pelo bacilo humano e na definição do grupo de risco para quimioprofilaxia.

Palabras clave : Tuberculose; Infecção tuberculosa; Sensibilidade tuberculínica; Saúde do índio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )