SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Projeto de análise de informação para tuberculoseImplantação de modelo de exelência no controle da tuberculose na área programática 4, município do Rio de Janeiro: relato de um começo promissor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Resumo

BARRETO, Angela Maria Werneck  e  CAMPOS, Carlos Eduardo Dias. Micobactérias "não tuberculosas" no Brasil. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2000, vol.8, n.1, pp.23-32. ISSN 0103-460X.

O laboratório de referência nacional para micobactérias do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga recebe culturas da grande maioria dos laboratórios que isolam micobactérias "não tuberculosas" (MNT) no país, que necessitem identificar ou mesmo confirmar a identificação de seus isolados. O objetivo deste trabalho foi analisar os dados obtidos com a identificação das micobactérias no período de 1994 a 1999, por espécie, região geográfica, material clínico e infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV). As 590 culturas foram identificadas através dos métodos bioquímicos clássicos e sonda genética. Observamos o isolamento preponderante de M.avium-intracellulare sobre as demais espécies (44,4%), seguidos de M. kansasii e M. fortuitum. Dos pacientes com suspeita de micobacteriose, as regões sudeste e sul contribuíram com 57,6% do total. Dentre os 431 pacientes estudados, 106 foram considerados como casos de micobacterioses, sendo a forma pulmonar mais freqüente (60,3%). Acreditamos que o maior percentual de isolamento nas regiões sudeste e sul possa estar correlacionado com maior cobertura laboratorial, pela alta prevalência da tuberculose nestas regiões, favorecendo também o isolamento das MNT. Porém não excluída a possibilidade de haver maior prevalência de micobacterioses nestas mesmas regiões, principalmente quando se faz associação com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A informação é imprescindível para caracterização destas doenças e um percentual importante das culturas identificadas não mencionava a forma clínica e nem a infecção pelo HIV. Outras espécies patogênicas recentemente descritas em outros países ainda não foram identificadas pelo nosso laboratório.

Palavras-chave : micobacterioses; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; infecção por M.avium-intracellulare.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )