SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Micobactérias "não tuberculosas" no BrasilPacientes com mais de uma notificação de tuberculose: Implicações para o controle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Resumo

ROCHA, Ana Lourdes da C. et al. Implantação de modelo de exelência no controle da tuberculose na área programática 4, município do Rio de Janeiro: relato de um começo promissor. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2000, vol.8, n.1, pp.33-40. ISSN 0103-460X.

O Plano Nacional de Controle da Tuberculose, 1999, prevê a construção de uma rede de excelência de combate a tuberculose aglutinando esforços dos três níveis de governo, da sociedade e de universidades. Um modelo desta proposta foi implantado na Área Programática 4 do município do Rio de Janeiro (Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Cidade de Deus), integrando ações e parcerias. Neste trabalho, são apresentados os primeiros resultados obtidos em uma das Unidades de Saúde, a Unidade Integrada de Saúde Hamilton Land (UISHL), localizada na Cidade de Deus. Nela, o modelo visava aumentar a captação dos casos e diminuir o abandono de tratamento. São também descritos 1) a metodologia do planejamento conjunto com pactuação das metas e recursos necessários; 2) o treinamento das equipes multiprofissionais e dos agentes de saúde; 3) a implantação da supervisão da administração do tratamento; 4) o sistema de visita domiciliar e de busca ativa de faltosos, de contatos e de sintomáticos respiratórios; 5) o sistema de registro com controle de qualidade e 6) as estratégias para o envolvimento da comunidade. RESULTADOS: com a implantação do modelo, de novembro/99 a abril de 2000, houve aumento de 85,7% na captação dos casos novos; de 181,8% na captação dos sintomáticos respiratórios e o abandono foi reduzido a zero. Conclui-se que a busca da excelência no controle da tuberculose passa pela integração dos vários atores responsáveis, demandando esforço e uma metodologia apropriada em torno de objetivos comuns pactuados. Este pode ser o caminho para que o demonstrado na UISHL possa se reproduzir em outros locais do país.

Palavras-chave : controle da tuberculose; abandono de tratamento; busca de faltosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )