SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1As infecções respiratórias agudas na infância como problema de saúde pública author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Boletim de Pneumologia Sanitária

Print version ISSN 0103-460X

Abstract

VENDRAMINI, Silvia Helena Figueiredo; VILLA, Tereza Cristina Scatena; PALHA, Pedro Fredemir  and  MONROE, Aline Aparecida. Tratamento supervisionado no controle da tuberculose em uma unidade de saúde de Ribeirão Preto: a percepção do doente. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.5-12. ISSN 0103-460X.

O objetivo desta investigação foi analisar a percepção do doente de tuberculose sob tratamento supervisionado em uma Unidade Distrital de Saúde do município de Ribeirão Preto-SP. Foram estuados 6 doentes de tuberculose inscritos no Programa de Controle de Tuberculose sob o regime de tratamento supervisionado(TS). Para a coleta de dados utilizou-se o prontuário do doente e a Ficha Epidemiológica de Notificação da doença. Foi utilizado um roteiro de entrevista padronizada na qual as questões focavam "o significado da tuberculose" e "o tratamento supervisionado na vida do doente". Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de Conteúdo, modalidade Temática. A unidade temática central "O Tratamento supervisionado na tuberculose: a percepção do doente" foi conformada a partir dos seguintes núcleos de sentido: Enfoque da ação terapêutica no Tratamento Supervisionado (A ingestão medicamentosa e Fortalezas e Debilidades do Tratamento Supervisionado); e Singularidades do doente sob tratamento supervisionado, (Percepção sobre a doença; convivência com a doença; as repercussões do tratamento supervisionado na vida do doente). As fortalezas percebidas no processo do tratamento foram:a medicação gratuita; a cesta básica; o vale transporte; a supervisão, através da visita domiciliar: Esse conjunto de fatores permite o estabelecimento de vínculo entre os trabalhadores de saúde e os doentes e suas famílias. As debilidades do TS percebidas foram: a fiscalização na tomada da medicação; a dependência do horário da visita para ingerir a medicação. A família e a equipe de saúde (na figura da visitadora) foram identificadas como fatores responsáveis pela adesão ao tratamento.

Keywords : tuberculose; terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )