SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1As infecções respiratórias agudas na infância como problema de saúde pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

VENDRAMINI, Silvia Helena Figueiredo; VILLA, Tereza Cristina Scatena; PALHA, Pedro Fredemir  y  MONROE, Aline Aparecida. Tratamento supervisionado no controle da tuberculose em uma unidade de saúde de Ribeirão Preto: a percepção do doente. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.5-12. ISSN 0103-460X.

O objetivo desta investigação foi analisar a percepção do doente de tuberculose sob tratamento supervisionado em uma Unidade Distrital de Saúde do município de Ribeirão Preto-SP. Foram estuados 6 doentes de tuberculose inscritos no Programa de Controle de Tuberculose sob o regime de tratamento supervisionado(TS). Para a coleta de dados utilizou-se o prontuário do doente e a Ficha Epidemiológica de Notificação da doença. Foi utilizado um roteiro de entrevista padronizada na qual as questões focavam "o significado da tuberculose" e "o tratamento supervisionado na vida do doente". Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de Conteúdo, modalidade Temática. A unidade temática central "O Tratamento supervisionado na tuberculose: a percepção do doente" foi conformada a partir dos seguintes núcleos de sentido: Enfoque da ação terapêutica no Tratamento Supervisionado (A ingestão medicamentosa e Fortalezas e Debilidades do Tratamento Supervisionado); e Singularidades do doente sob tratamento supervisionado, (Percepção sobre a doença; convivência com a doença; as repercussões do tratamento supervisionado na vida do doente). As fortalezas percebidas no processo do tratamento foram:a medicação gratuita; a cesta básica; o vale transporte; a supervisão, através da visita domiciliar: Esse conjunto de fatores permite o estabelecimento de vínculo entre os trabalhadores de saúde e os doentes e suas famílias. As debilidades do TS percebidas foram: a fiscalização na tomada da medicação; a dependência do horário da visita para ingerir a medicação. A família e a equipe de saúde (na figura da visitadora) foram identificadas como fatores responsáveis pela adesão ao tratamento.

Palabras clave : tuberculose; terapêutica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )