SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Indicadores epidemiológicos e de impacto da tuberculose para Ribeirão Preto no período de 1990 a 2000O impacto epidemiológico do tratamento supervisionado no controle da tuberculose em Ribeirão Preto 1998-2000 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

NORONHA, Marina Ferreira de  y  CAMPOS, Hisbello S. Óbitos por asma nos hospitais do Sistema Único de Saúde. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.41-48. ISSN 0103-460X.

Os óbitos por asma são raros e considerados 'eventos-sentinela' da qualidade da assistência, uma vez que grande parte deles poderia ser evitada se houvesse assistência adequada. Regularmente, nas últimas décadas, de todos os óbitos por asma notificados no Brasil, cerca de 70% ocorreram em hospitais. Neste estudo, os autores procuraram analisar as mortes hospitalares por asma. Foram analisados a mortalidade proporcional, a mortalidade hospitalal; a taxa de mortalidade e o uso de UTI por asma ocorridos nos hospitais públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, no ano de 1996. Naquele ano, foram registrados 1033 casos de morte com o diagnóstico de asma, o que representou 2% dos óbitos por doenças respiratórias. A mortalidade hospitalar por asma foi mais elevada entre os menores de 1 ano de idade e os com idade superior a 40 anos, e nos estados de São Paulo, Espirito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Os autores consideraram que houve sub-utilização de leitos de UTI e que há indícios de comprometimento na qualidade da assistência hospitalar a pacientes com crise grave de asma. Possivelmente, houve 1) falhas na interpretação da gravidade da crise tanto por parte dos pacientes e familiares quanto por parte dos profissionais de saúde, resultando em demora na procura dos serviços de saúde ou em retardo na adoção de medidas intensivas de tratamento; 2) escolha inadequada da unidade hospitalar; 3) prescrição de terapia inadequada e 4) atendimento em unidades sem os recursos tecnológicos necessários para as condições do paciente. Baseado no levantamento realizado, são feitas recomendações para reduzir os óbitos por asma.

Palabras clave : óbitos hospitalares por asma; óbitos por asma e uso de UTI.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )