SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Resgate de casos subnotificados de tuberculose em Fortaleza-CE, 2000-2002 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

AMARANTE, Jorge Meireles; COSTA, Vera Lúcia de Araújo  y  MONTEIRO, Jurema. O controle da tuberculose entre os índios Yanomami do Alto Rio Negro. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp.5-12. ISSN 0103-460X.

Maturacá, Ariabu e Auxiliadora do povo Yanomami, na região amazônica do alto Rio Negro no Estado do Amazonas, em virtude da alta incidência da enfermidade registrada no decorrer do ano de 2000, da ordem de 1.611,3 por 100.000 habitantes para a tuberculose de todas as formas e de 402,8 por 100.000 habitantes se considerados apenas os pulmonares positivos. A ação de saúde consistiu em uma busca ativa de casos nas aldeias através do exame (raios X, PPD e baciloscopia) dos sintomáticos respiratórios e dos contatos de casos de tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva notificados nos últimos 2 anos, considerados sob alto risco de adoecimento. A instalação de um aparelho portátil de raios X na própria aldeia revelou-se um recurso de grande utilidade, porque permitiu em poucos dias realizar 75 exames. Além de 2 casos pulmonares positivos já conhecidos pelo sistema local de saúde no ano de 2002, foram descobertos, por este procedimento, mais 13 casos de tuberculose, sendo 2 pulmonares positivos, 9 pulmonares sem confirmação bacteriológica e 1 extra-pulmonar. Os casos foram tratados e os contatos dos casos positivos sem sintomas ou sinais sugestivos de tuberculose, reatores fortes ao teste com PPD, com radiografia de tórax normal, foram submetidos à quimioprofilaxia com isoniazida. Após 11 meses, em março de 2003, nenhum caso novo havia sido registrado e a repetição do teste com o PPD não detectou viragem tuberculínica em nenhum menor de 15 anos.

Palabras clave : tuberculose; intervenção; controle; saúde indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )