SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Resgate de casos subnotificados de tuberculose em Fortaleza-CE, 2000-2002Tuberculose, Vila Rosário e a cadeia da miséria angústias e reflexões de um cidadão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

BONTEMPO, Verlanda L et al. Análise das prescrições geradas pelas equipes do PSF e das unidades de atendimento imediato, em dois distritos sanitários do município de Contagem/MG. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp.17-24. ISSN 0103-460X.

Foram analisados neste trabalho os parâmetros técnicos e legais de 3527 prescrições, correspondendo a 25% das prescrições atendidas no mês de abril de 2000 em três Farmácias Comunitárias do SUS Contagem-MG. As prescrições foram geradas por 54 Equipes de Saúde da Família e por duas Unidades de Atendimento Imediato em Contagem- MG. Os resultados mostraram que a maioria dos usuários (~77%) teve suas receitas aviadas em até dois dias após receber sua prescrição; o número médio de medicamentos por prescrição foi de 1,95, sendo que a maioria deles (83%,0) constavam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais; e o nome genérico aparece em 85,0% dos medicamentos prescritos. Estes resultados são muito positivos, mas por outro lado a quantidade de informações omitidas nas prescrições estudadas ainda é preocupante, tais como a ausência da posologia (13,5%), da via de administração (21,4%), da duração do tratamento (28,6%) e da concentração do medicamento (43,9%).

Palabras clave : comunitários de farmácia; farmácia; prescrição de medicamentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )