SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Análise das prescrições geradas pelas equipes do PSF e das unidades de atendimento imediato, em dois distritos sanitários do município de Contagem/MGSuporte social para portador de tuberculose no serviço de saúde e na comunidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

COSTA NETO, Claudio. Tuberculose, Vila Rosário e a cadeia da miséria angústias e reflexões de um cidadão. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp.25-40. ISSN 0103-460X.

Este artigo mostra a tuberculose como um dos elos de uma cadeia da miséria. Os outros elos que a ela se ligam indissoluvelmente são a fome e a falta de renda, aos quais se juntam a falta da educação para o trabalho e da cultura do saber. Relata a experiência da Sociedade QTROP em Vila Rosário, uma região do município de Duque de Caxias (RJ), com vistas à eliminação da tuberculose dessa localidade (103 casos/100.000 pessoas). Analisa os resultados obtidos com o trabalho realizado e mostra caminhos que podem levar ao controle da doença. Entre as principais sugestões feitas para se chegar à efetiva eliminação da tuberculose estão: a presença necessária das agentes comunitárias e da assistente social junto aos médicos; o uso dos jardins das curas; o acompanhamento psicológico dos doentes e pós-doentes; novos medicamentos mais eficazes e menos tôxicos; nutrição eficiente para o reforço das defesas do organismo; trabalho para auferir renda. Tudo isso sustentado por intenso e amplo processo de educação. Conclui dizendo que será só com a ação holística sobre todos os elos da cadeia da miséria que se poderá lograr êxito na eliminação da tuberculose.

Palabras clave : eliminação da tuberculose; pobreza-misérria; medicamentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )