SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Tuberculose, Vila Rosário e a cadeia da miséria angústias e reflexões de um cidadãoCliente com tuberculose multirresistente internado em hospital geral-intensificando as ações de enfermagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

MAZZEI, Adelita Maria Accácio et al. Suporte social para portador de tuberculose no serviço de saúde e na comunidade. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp.41-46. ISSN 0103-460X.

Estudo de natureza descritiva, que teve como objetivos identificar os tipos de suportes sociais (emocional, instrumental ou informativo) existentes e descrever dentre os suportes identificados, oferecidos pelo Programa de Controle da Tuberculose (PCT) aos pacientes submetidos ao Tratamento Supervisionado (TS) pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto - SP. Foram estudados os pacientes inscritos no TS do PCT do Núcleo de Gestão Assistencial 59 (NGA-59), no mês de julho de 2002. As informações foram obtidas junto aos médicos, enfermeiros e visitadores sanitários que atuam diretamente no PCT, assistentes sociais da Secretarias de Saúde e de Assistência Social do Município, representantes de instituições de apoio social; coordenação do PCT. Os dados sobre tipos de incentivos e suportes sociais oferecidos durante o período de tratamento da tuberculose, assim como a busca por instituições governamentais e não governamentais que prestam suporte social ao paciente portador de tuberculoseforam colhidos através da observação da pré e da pós-consultas e de visitas domiciliares, bem como dos prontuários médicos e dos livros de registro do PCT através de formulários específicos. Foram identificados dois tipos de incentivos e benefícios: benefícios específicos ao paciente portador de tuberculose (oferecidos pelo PCT do NGA-59) - cesta básica (mensal), um litro de leite (semanal) e o Abrigo Ana Diederichsen e benefícios gerais que poderiam estar sendo disponibilizados ao paciente portador de tuberculose - Auxílio-Doença, LOAS, Bolsa Escola, Auxílio Gás e Seguro Desemprego.

Palabras clave : tuberculose; apoio social; ação intersetorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )