SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Suporte social para portador de tuberculose no serviço de saúde e na comunidadeAtualização terapêutica em tuberculose: principais efeitos adversos dos fármacos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

GUERRA, Fausto Gueiros Cavalcanti de Menezes; SOUZA, Fabiana Barbosa Assumpção de  y  TOCANTINS, Florence Romijn. Cliente com tuberculose multirresistente internado em hospital geral-intensificando as ações de enfermagem. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp.47-52. ISSN 0103-460X.

Investigação tendo como temática central a enfermagem e clientes com tuberculose multirresistente. Tem por objetivos:descrever o perfil sócio-econômico de clientes com tuberculose multirresistente internados em um Hospital Municipal do Rio de Janeiro; investigar o conhecimento do cliente sobre a tuberculose multirresistente e suas formas de transmissão; e, verificar se o cliente segue as normas estabelecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e, nos casos negativos, investigar as razões do não cumprimento. O estudo, do tipo descritivo-exploratório, realizado no período de abril de 2002 a janeiro de 2003, foi desenvolvido mediante abordagem qualitativa. Os dados analisados por conteúdo temático, permitiram identificar que os clientes não possuem um conhecimento adequado sobre sua doença, transmissão e prevenção. Pode-se afirmar que existe a necessidade de um maior envolvimento da equipe de enfermagem. Este envolvimento diz respeito principalmente à necessidade de uma maior orientação desses clientes sobre sua doença e transmissão, para que seja proporcionado uma prevenção satisfatória da tuberculose multirresistente.

Palabras clave : tuberculose multirresistente; enfermagem e educação em saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )