SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Investigação dos aspectos nutricionais em homens abrigados em uma instituição filantrópica envolvida em surto de tuberculose índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

SANTOS, Claudia Benedita dos et al. Utilização de um Sistema de Informação Geográfica para descrição dos casos de tuberculose. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.07-12. ISSN 0103-460X.

Este trabalho apresenta informações geográficas provenientes do primeiro levantamento epidemiológico da tuberculose realizado junto à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Ribeirão Preto, para o período de 1990 a 2000, objetivando contribuir tanto para o entendimento do processo endêmico da tuberculose quanto para a complementação do sistema de informação em saúde do município. Os dados foram coletados por meio de consulta direta às fichas de notificação compulsória, para o período entre 1990 e 1997 e ao programa computacional Epi-Tb para os demais anos. O banco de dados foi elaborado utilizando a técnica da dupla verificação. As informações foram compiladas e geocodificadas com o auxÌlio do software MapInfo Professional, versão 6.5. Os casos de tuberculose estiveram concentrados em uma faixa da região noroeste do município, consistindo de bairros de classe-média ou média-baixa da população. Os resultados contribuem para o conhecimento da distribuição espacial da tuberculose no município de Ribeirão Preto, ressaltando a importância da categoria espaço como alternativa metodológica para auxiliar no planejamento, monitoramento e avaliação das ações em saúde, direcionando as intervenções para diminuir as iniqüidades.

Palabras clave : tuberculose; geoprocessamento; distribuição espacial; sistemas de informação em saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )