SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Utilização de um Sistema de Informação Geográfica para descrição dos casos de tuberculoseConhecimento sobre a tuberculose por estudantes universitários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

WADY, Maria Thereza B et al. Investigação dos aspectos nutricionais em homens abrigados em uma instituição filantrópica envolvida em surto de tuberculose. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.13-18. ISSN 0103-460X.

Em exames médicos de rotina realizados em um centro de integração social que abriga, em regime de internato, cerca de 160 homens, ex-moradores de rua, na faixa etária de 20 a 74 anos foram detectados sinais e sintomas de tuberculose pulmonar em alguns comunitários, sendo confirmado o diagnóstico em cinco deles. Foram investigados os aspectos nutricionais e os fatores de risco que poderiam estar associados ao surto infeccioso. Realizamos avaliações dietéticas, antropométricas e laboratoriais em todos os indivíduos. Na análise dietética verificou-se que esta é superestimada com relação ao valor energético e deficitária na oferta dos micronutrientes associados à imunocompetência. Quando avaliamos os compartimentos corporais observamos que grande parte da população estudada (47%) encontrava-se com a reserva gordurosa acima dos valores de normalidade e a massa protéica somática com valores abaixo do normal. Ao compararmos o grupo de tuberculosos com os não doentes somente os valores para hemoglobina foram significativos, sendo inferiores nos indivíduos doentes. Esta alteração pode estar associada a parasitoses intestinais, já que a ingestão de ferro foi similar em todos os indivíduos investigados. Ancilostomíase, amebíase, giardíase e ascaridíase estavam presentes em 40% da amostra de albergados investigada. A correlação entre os achados da avaliação antropométrica e dietética nos sugere que fatores envolvidos com a qualidade da dieta, tal qual o teor de alguns micronutrientes, possam estar envolvidos com o maior risco para o desenvolvimento de tuberculose.

Palabras clave : tuberculose; avaliação nutricional; hemoglobinas; desabrigados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )