SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Investigação dos aspectos nutricionais em homens abrigados em uma instituição filantrópica envolvida em surto de tuberculoseTuberculose: porque os pacientes abandonam o tratamento? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

SANCHEZ, Alba Idaly Muñoz  y  BERTOLOZZI, Maria Rita. Conhecimento sobre a tuberculose por estudantes universitários. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.19-26. ISSN 0103-460X.

O objetivo do presente estudo foi identificar aspectos relacionados à vulnerabilidade à tuberculose em moradores do conjunto residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP), especificamente no que se refere ao seu conhecimento em relação à enfermidade. A partir da adoção de referencial teórico-metodológico sobre a vulnerabilidade, desenvolveu-se este estudo descritivo e quantitativo, sendo a população selecionada por amostra estatisticamente significativa dos alunos de graduação e de pós-graduação, perfazendo 106 estudantes (69,8% de graduação e 30,2% de pós-graduação). Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário, no período de outubro a novembro de 2002. Apresentam-se resultados em relação ao perfil de características pessoais dos alunos, identificando-se que 84 estudantes (79,2%) sabiam o que era tuberculose, fazendo menção correta à enfermidade, 63% conheciam a sintomatologia, 84% responderam que a doença pode ser transmitida pessoa a pessoa e 78,3% responderam que havia possibilidade de cura. Entretanto, 56,6% desconheciam o agente causal da doença. Dos 72 (67,9%) que referiram já ter ouvido falar sobre a doença, para aproximadamente um quarto isto havia ocorrido em instituição de ensino. Os estudantes foram, ainda, indagados sobre o conhecimento do local a que deve-se recorrer para realização de exames a fim de verificar a presença da enfermidade; 45,3% não souberam responder. Chama a atenção que 20,8% dos alunos referiram não saber sobre a doença, apontando, inclusive, a sua inexistência no cenário epidemiológico. O estudo evidencia pontos de vulnerabilidade a respeito do conhecimento sobre a enfermidade, principalmente tendo em vista que constituem um grupo aparentemente diferenciado, pois em tese teriam condições mais favoráveis para acessar informações a respeito da doença.

Palabras clave : tuberculose; conhecimento sobre a doença; estudante universitário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )