SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Conhecimento sobre a tuberculose por estudantes universitáriosAsma e DPOC: vida e morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Resumo

MENDES, Aderlaine de Melo  e  FENSTERSEIFER, Lísia Maria. Tuberculose: porque os pacientes abandonam o tratamento?. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.27-38. ISSN 0103-460X.

Trata-se de um estudo descritivo explicativo com enfoque quantitativo realizado junto ao Serviço de Tuberculose do Centro de Saúde IAPI, na cidade de Porto Alegre, RS, nos meses de janeiro e fevereiro de 2003. Objetivos: analisar as causas da não-adesão ao tratamento; determinar algumas características dos pacientes que abandonaram o tratamento da tuberculose; comparar informações sobre o abandono do tratamento registradas nos prontuários, com informações obtidas junto aos pacientes. A população do estudo foi composta por 340 pacientes cadastrados no Programa de Controle da Tuberculose desde a abertura do serviço em julho de 2000 até janeiro de 2002. Compuseram a amostra 25 casos de tuberculose de ambos os sexos - 22 da forma pulmonar positiva, 1 da pulmonar negativa e 2 da extrapulmonar - que receberam alta por abandono do tratamento. Do universo de casos, a maioria teve alta por cura, sendo que a alta masculina por abandono mostrou-se estatisticamente significativa. A média de idade da amostra foi de 30,48 anos. Sobressaíram-se os agravos associados como a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e o alcoolismo. A maioria utilizou tratamento com Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida com média geral de tempo de uso de 3,69 meses. Os motivos de abandono registrados nos prontuários e verbalizados pelos pacientes incluíram entre outros, os motivos Econômico-Financeiro e Tratamento da TB. Mesmo que o Programa tenha dado o caso por encerrado como alta por abandono, o processo de comunicação entre o serviço e o paciente não deveria findar.

Palavras-chave : tuberculose; abandono do tratamento; não-adesão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )