SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Tuberculose: porque os pacientes abandonam o tratamento? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

CAMPOS, Hisbello S. Asma e DPOC: vida e morte. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp.39-55. ISSN 0103-460X.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são doenças freqüentes, que interferem no cotidiano e matam. Enquanto a primeira prevalece entre as crianças, a outra incide sobre o adulto, principalmente a partir da quinta década de vida. O caráter crônico de ambas faz com que seu manejo medicamentoso seja prolongado, iniciando-se a partir do diagnóstico e podendo durar até o fim da vida. A interatividade entre seus mecanismos etiopatogênicos e o meio ambiente faz com que mudanças comportamentais incluam-se na terapêutica. As duas doenças são causa importante de sofrimento humano e de prejuízos financeiros tanto para os doentes, como para seus familiares, comunidades e governos, o que as caracteriza como sérios problemas de Saúde Pública. Há indícios de que, mesmo em países desenvolvidos, haja falhas médicas em seu manejo e no processo de esclarecimento a seus portadores acerca dos mecanismos envolvidos nos sintomas, bem como das diretrizes do tratamento. No Brasil, assim como na maior parte do mundo, a mortalidade por ambas vem aumentando, sendo que na DPOC o incremento é mais acentuado.

Palabras clave : qualidade vida na asma e na DPOC; mortalidade por asma; mortalidade por DPOC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )