SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Avaliação do SINAN na detecção de co-infecção TB-HIV em Campo Grande, MSAbandono do tratamento da tuberculose em pacientes co-infectados com HIV, em Itajaí, Santa Catarina, 1999 - 2004 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

NOGUEIRA, Jordana de Almeida et al. Implantação da estratégia DOTS no controle da tuberculose em Ribeirão Preto, São Paulo (1998-2004). Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2006, vol.14, n.3, pp.141-144. ISSN 0103-460X.

OBJETIVO: Descrever os resultados de tratamento - cura, abandono e óbito - nos períodos pré e pós implantação da Estratégia DOTS no controle da tuberculose (TB) no município de Ribeirão Preto - SP. METODOLOGIA: estudo descritivo que utilizou fontes secundárias de informações - EPI-TB, Livro de Registro de Controle de TB. RESULTADOS: o DOTS foi implantado a partir de 1998. Neste ano, a cobertura do tratamento supervisionado (TS) foi de 20,3% alcançando, em 2004, 73,8%. Entre 1998-2004, as taxas de cura apresentaram um aumento de 1%, o percentual de abandono uma queda de 1,84% e a mortalidade um acréscimo de 0,09%, todos, ao ano. CONCLUSÃO: a partir da implantação do DOTS, em Ribeirão Preto, ocorre uma reorganização do trabalho através de: a constituição de uma equipe responsável pelo PCT em cada Distrito de Saúde; a realização do TS no domicilio do doente e na Unidade de Saúde; a introdução de instrumentos de registro e sistema informatizado EPITB. Os desafios estão voltados para a sustentabilidade da estratégia nos aspectos do compromisso do governo com a transparência do uso de recursos financeiros para a TB, a continuidade do cargo de coordenador do PCT e a capacitação técnica e gerencial das equipes de saúde no nível periférico e distrital do Sistema de Saúde do município.

Palabras clave : Tuberculose; descentralização; serviços de saúde; resultado de tratamento; Terapia Diretamente Observada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )