SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Abandono do tratamento da tuberculose em pacientes co-infectados com HIV, em Itajaí, Santa Catarina, 1999 - 2004Atenção suplementar nos municípios prioritários do Estado de São Paulo para pacientes em tratamento supervisionado da tuberculose índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim de Pneumologia Sanitária

versión impresa ISSN 0103-460X

Resumen

MOREIRA, Maria Auxiliadora Carmo et al. Análise de aspectos relacionados ao desempenho do Programa de Controle da Tuberculose em municípios do Estado de Goiás. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2006, vol.14, n.3, pp.153-158. ISSN 0103-460X.

O objetivo deste estudo foi descrever e analisar alguns aspectos do desempenho do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) e das condições existentes para implementação de ações do programa, em 38 municípios goianos. Análises de Situação do PCT no período 2003-2005, foram as principais fontes de dados. Avaliaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, sendo detectado: descentralização insufi ciente do programa (descentralizado em 15,8% dos municípios); defi ciências na rede laboratorial quanto à bacterioscopia (13,6% dos laboratórios faziam bacterioscopia pelo serviço público de saúde (SUS); inadequação no preenchimento dos livros de registro de dados (47,0% dos municípios); baixo percentual médio de sintomáticos respiratórios examinados (34,1%); utilização não regular do Tratamento Diretamente Observado (TDO); baixo percentual de municípios com pessoal de saúde capacitado para TB nos últimos três anos (13,2%); insufi ciente abrangência das supervisões do programa (57,9% nos últimos dois anos). Estes resultados demonstraram a necessidade de intervenções específi cas e sistemáticas visando assegurar condições adequadas para desenvolvimento das ações do PCT e garantir o necessário impacto no controle da doença.

Palabras clave : Tuberculose; controle da tuberculose; Estado de Goiás.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )