SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Atenção suplementar nos municípios prioritários do Estado de São Paulo para pacientes em tratamento supervisionado da tuberculose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim de Pneumologia Sanitária

versão impressa ISSN 0103-460X

Resumo

ALMEIDA, Sueli Aparecida Diório de  e  HONER, Michael Robin. Abandono do tratamento da tuberculose em duas unidades de referência de Campo Grande, MS - 2002 e 2003. Bol. Pneumol. Sanit. [online]. 2006, vol.14, n.3, pp.167-171. ISSN 0103-460X.

O artigo apresenta estudo de série de casos, epidemiológico e descritivo, que caracteriza o abandono do tratamento da tuberculose, nas unidades de referência de Campo Grande, MS, 2002-2003, realizado por meio de levantamento no Sistema Nacional de Agravos de Notifi cação da Secretaria Municipal de Saúde Pública, entrevista a domicilio e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Do conjunto de 514 casos de tuberculose notifi cados no município, no período analisado, delimitou-se 195 para o estudo, que apresentaram: 78,4% cura, 8,2% transferência, 4,6% óbito, 3,5% mudança de diagnóstico e 5,1% abandono, caracterizando 10 casos: (2 condenados judicialmente e foragidos; 2 andarilhos; 3 mudaram do município, sem deixar novos endereços); 1 usuário de drogas, pulmonar BK+ e HIV, etilista, vigia de veículos; uma senhora do lar, meningite tuberculosa, ambos, (usuário de drogas e senhora do lar) realizaram 3 meses de tratamento e necessitavam de transporte coletivo para a ida à unidade de saúde; 1 presidiário, meningite tuberculosa, 4 meses de tratamento e HIV, tabagista, necessitava de escolta policial mensal para a ida à unidade de saúde. Os três últimos casos de 2002, foram localizados, entrevistados e, aplicado o formulário, referiram alimentação adequada durante o tratamento. Identifi cou-se: situações predisponentes à interrupção do tratamento; abandono de 3,4% em 2003, abaixo do percentual aceitável (5%) pelas normas nacionais do programa; possibilidade de monitorar e aperfeiçoar o sistema de vigilância epidemiológica bem como o fi uxo das informações, organizando os serviços.

Palavras-chave : tuberculose; tratamento; abandono.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )