SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Seleção das doenças de notificação compulsória: critérios e recomendações para as três esferas de governoAvaliação do sistema de vigilância epidemiológica do sarampo nos Estados de São Paulo e Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

CUNHA, Sergio et al. Associação entre meningite asséptica e uso da vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola) durante campanha vacinal de 1997. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1998, vol.7, n.1, pp.29-61. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731998000100003.

Em 1997 foi realizada uma campanha de vacinação em massa com a vacina tríplice víral (sarampo, caxumba, rubéola), em quatro Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí e Ceará. Três semanas após o principal dia de campanha, os diversos estados notificaram um aumento da incidência de casos de meningite asséptica (MA), especialmente nas capitais. Logo após, foi iniciada uma investigação desenvolvida pelos técnicos locais das Secretarias Estaduais de Saúde e por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva e Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com apoio do Programa Nacional de Imunizações - PNI. Os resultados dessa investigação demonstram a existência de um surto de meningite asséptica que se iniciou de forma abrupta 2-3 semanas após a vacinação nas capitais estudadas, e persistiu por 4 semanas. Foi demonstrado que o maior risco após o uso da vacina correspondeu a 21-30 dias, quando comparado com o risco de MA antes da campanha. Apenas em Salvador o surto ocasionou um excessivo aumento da ocupação hospitalar. Esse texto discute os determinantes da ocorrência de um evento adverso na forma de um surto, as implicações sobre uma adequada assistência médica, e o impacto da informação sobre a adesão da população às vacinas empregadas pelo PNI.

Palavras-chave : Eventos Adversos Pós-vacinal; Vacina Tríplice Viral; Meningite Asséptica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )