SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Associação entre meningite asséptica e uso da vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola) durante campanha vacinal de 1997Perda auditiva induzida pelo ruído em trabalhadores industriais da região metropolitana de Salvador, Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Informe Epidemiológico do Sus

versão impressa ISSN 0104-1673

Resumo

NOGUEIRA, Cristina et al. Avaliação do sistema de vigilância epidemiológica do sarampo nos Estados de São Paulo e Bahia. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1998, vol.7, n.1, pp.63-85. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731998000100004.

O sucesso da erradicação da transmissão autóctone do vírus da poliomielite nas Américas, levou os Ministros da Saúde dos países membros da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS a assumirem, em 1994, a meta de eliminação do sarampo até o ano 2000. O Plano de Eliminação do Sarampo inclui as estratégias: imunização das crianças de 9 meses a 14 anos de uma só vez e a manutenção de altas coberturas vacinais em menores de 1 ano; campanhas periódicas a cada 2 a 4 anos para menores de 4 anos; a implementação dos sistemas de vigilância epidemiológica, para detectar casos suspeitos de sarampo. O impacto das ações adotadas em vários países da América caracterizou-se pela drástica redução da incidência da doença, estimulando a OPAS a realizar uma avaliação, visando conhecer a verdadeira situação epidemiológica da doença e a capacidade dos sistemas de vigilância epidemiológica em detectar casos/surtos oportunamente e aplicar as medidas de controle de forma ágil. A metodologia, desenvolvida pela OPAS, é de caráter qualitativo com componentes quantitativos. Apresenta-se neste trabalho a avaliação realizada no Brasil nos Estados de São Paulo e Bahia. Os resultados apontam para um sistema de vigilância moroso, que não permite a detecção oportuna de casos ou surtos e que o Plano de Eliminação não representava prioridade política nos anos posteriores a sua implementação em 1992.

Palavras-chave : Vigilância Epidemiológica; Sarampo; Plano de Eliminação do Sarampo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )