SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Controle de agravos à saúde: consistência entre objetivos e medidas preventivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Informe Epidemiológico do Sus

versión impresa ISSN 0104-1673

Resumen

Indicadores de saúde e ambiente: relatório da Oficina de Trabalho realizada durante o IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia - EPIRIO-98. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1998, vol.7, n.2, pp.45-53. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731998000200005.

A oficina de trabalho constituiu uma importante oportunidade para debater questões teórico-conceituais sobre indicadores de saúde e ambiente e as necessidades para o seu desenvolvimento, no momento que está em estruturação o Projeto de Vigilância em Saúde - VIGISUS, dentro do qual está inserida uma área específica de Vigilância Ambiental Entre as principais questões debatidas resumimos as que se seguem: na formulação de indicadores devem ser respeitadas as especificidades das distintas áreas de conhecimento relacionadas à saúde e ambiente e deve-se levar em conta a participação social no processo de definição e uso dos indicadores; várias informações e indicadores sobre a qualidade ambiental, exposição humana e efeitos à saúde relacionados com o meio, que já existem e que são produzidos e estão em uso no Brasil, são relevantes e devem continuara serem utilizados. Alguns exemplos desses são os indicadores de cobertura de serviços de saneamento básico (água, esgoto e lixo), presença de vetores de doenças e níveis de poluentes no meio ambiente. Alguns dos indicadores já existentes devem ser modificados ou dar origem a outros indicadores de maior relevância à vigilância ambiental para a saúde. Por exemplo: indicadores da qualidade da água que chega no domicílio, indicadores sobre populações de animais de importância para a transmissão de doenças, indicadores sobre a intensidade das atividades econômicas e indicadores de poluentes de importância para a saúde pública; finalmente, com o propósito de continuaras atividades que se iniciaram nessa oficina, recomenda-se que seja criado um grupo de estudos multidisciplinar e intersetorial, para discutira elaboração de indicadores de saúde e ambiente para o Brasil.

Palabras clave : Indicadores para Vigilância Ambiental; Saúde e Ambiente; Ações Integradas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )