SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Usos da vigilância e da monitorização em saúde públicaImplantação do SINASC e Perfil dos Nascidos Vivos de Blumenau, 1994-1997 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Informe Epidemiológico do Sus

versión impresa ISSN 0104-1673

Resumen

ALMEIDA, Márcia Furquim de. Descentralização de Sistemas de Informação e o uso das informações a nível Municipal. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1998, vol.7, n.3, pp.27-33. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731998000300003.

Como reflexo da capacidade tecnológica e da organização dos serviços de saúde existentes, na época em que foram criados os sistemas de informação em saúde, estes apresentam a produção, análise e disseminação de informações centralizados a nível nacional ou estadual. Com o avanço do processo de municipalização dos serviços de saúde e com a mudança da tecnologia disponível (introdução da microinformática) e o desenvolvimento de softwares mais amigáveis, a descentralização dos sistemas de informação torna-se viável e necessária, de modo a ampliar o uso das informações na definição de prioridades e atividades de acompanhamento e avaliação no nível local. A proximidade da captação e tratamento dos dados com a ocorrência dos eventos permitirá a introdução de rotinas de aprimoramento da coleta, propiciará um aumento de usuários e podendo, ainda implementar o uso das informações em ações de vigilância à saúde, as quais só podem ser desencadeadas pelo nível local. O papel dos órgãos responsáveis pelas informações no nível nacional e estadual será o de normatização dos sistemas e de fornecer apoio técnico e operacional aos municípios para o desenvolvimento de suas atividades, destacando-se a importância de capacitação dos recursos humanos dos municípios e das instâncias regionais das secretarias de saúde.

Palabras clave : Descentralização; Sistemas de Informação; Usos da Informação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )