SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Implantação do SINASC e Perfil dos Nascidos Vivos de Blumenau, 1994-1997Medidas dos níveis de infestação urbana para aedes (stegomyia) aegypti e aedes (stegomyia) albopictus em Programa de Vigilância Entomológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Informe Epidemiológico do Sus

versión impresa ISSN 0104-1673

Resumen

GRASSI, Paulo R.  y  LAURENTI, Ruy. Implicações da introdução da 10a revisão da Classificação Internacional de Doenças em análise de tendência da mortalidade por causas. Inf. Epidemiol. Sus [online]. 1998, vol.7, n.3, pp.43-47. ISSN 0104-1673.  http://dx.doi.org/10.5123/S0104-16731998000300005.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é revista periodicamente, geralmente a cada dez anos; uma nova revisão incorpora novas doenças que são descritas; uma doença representada por um só código pode ser desdobrada em dois ou mais; uma doença pode mudar de capitulo, e outras modificações além de, poder haver mudanças nas Regras de Codificação de Mortalidade. Todos esses fatores, geralmente, podem levar a que uma doença ou um capítulo da CID sofra alterações para mais ou para menos, fazendo assim que a tendência de mortalidade por uma doença seja bruscamente alterada com a introdução de uma nova revisão da CID. A CID-10 foi implantada em mortalidade, no Brasil, em 1996, e foi feita uma avaliação preliminar do impacto nas estatísticas de mortalidade utilizando-se o Banco de Dados do SIM no Rio Grande do Sul. Foram escolhidas algumas doenças que, de outros capítulos, "migraram" para o capitulo de doenças infecciosas e parasitárias, ou outros que saíram desse capitulo. Para o biênio 1996/1997, os casos (atestados de óbito) foram codificados pela CID-9 e CID-10, verificando-se um aumento de 67,9% com o uso da CID-10. Tratando-se dos mesmos casos, verifica-se que esse aumento é devido ao que se chama "artefato estatístico" e não aumento real das doenças infecciosas e parasitárias.

Palabras clave : Mortalidade; Classificação de Doenças; Análise de Tendências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )